Rua Nélio Guimarães, 170 - Ribeirão Preto/SP
(16) 3623-0050  |  3441-2131
  • Home
  • Blog
  • Quais os perigos de não identificar o glaucoma primário no início?

Quais os perigos de não identificar o glaucoma primário no início?

O glaucoma é uma doença ocular que leva a perda visual, em horas por compressão e escavação do nervo óptico. Seus primeiro sinais são observados através da avaliação oftalmológica, com oftalmoscopia direta e indireta é considerada uma doença neurodegenerativa, justamente por ter início no nervo óptico o que deixa ela muito “silenciosa” e muito perigosa. 

 

Avaliação oftálmica

Glaucoma primário

Inclui-se, nesta categoria também o chamado glaucoma congênito, pois ele não deixa de ser primário. A avaliação oftálmica detalhada, pode muito antes da manifestação dos sintomas do glaucoma se antecipar e manter a saúde visual do animal por mais tempo.

Exames como oftalmoscopia direta e indireta, nos permite avaliar a retina, sua arquitetura vascular e toda a anatomia do fundo de olho, digamos que um pedacinho do cérebro que é a cabeça do nervo óptico que é o II par dos XII pares de nervos cranianos. Um privilégio para os oftalmologistas!

Fundo de olho

O outro exame imprescindível é a gonioscopia, que permite fazer uma avaliação detalhada da via principal de drenagem do humor aquoso, é o que mantém a pressão ocular dentro dos valores normais (12mmHg até 25mmHg), se chama ânguloiridocorneal, este ângulo pode ser classificado basicamente em três categorias: aberto, estreito ou fechado.

Esses exames nos dão um bom prognóstico e sobrevida visual para os pacientes. Algumas raças são mais predispostas a ter essa afecção:

- Cocker Spaniel; Beagle; Basset Hound; Akita, Chow-chow, Sharpei… entre outras.

Os sinais clínicos de pressão ocular elevada são: olho vermelho, midríase, perda visual, edema de córnea. 

Estrias de haab

Hiperemia ocular

Os perigos de não identificar o glaucoma primário, é que ele tem manifestações agudas em que o pico de pressão ocular elevada é geralmente de manhã, portanto o animal pode dormir bem e amanhecer sem visão.

Estatísticas informam que quando é diagnosticado o glaucoma primário em um dos olhos, existe 50% de chances do mesmo desenvolver no outro olho.

Fique sempre atento e não deixe de pedir exames para investigar o glaucoma primário

Em breve falaremos sobre o glaucoma secundário.

 

Já está sabendo do nosso 3º CURSO BÁSICO EM OFTALMOLOGIA VETERINÁRIA, venha participar e investir no seu conhecimento.

Acesse o link, para maiores informações: http://curso.oftalmovetrp.com.br/46928712d929d0aa10c0

Postado em Blog

Nossa missão é manter a qualidade de vida dos animais, respeitando o bem-estar da humanidade.

INSTITUCIONAL

SERVIÇOS

NOTÍCIAS

ATENDIMENTO


Rua Nélio Guimarães, 170 - Ribeirão Preto/SP
(16) 3623-0050 | 3441-2131