A história não contada da catarata

Catarata tem cura?

Sim!

Antigamente a catarata nos animais não tinha um sucesso terapêutico e por isso não se recomendava o tratamento.

Atualmente, devido à evolução dos equipamentos, da técnica cirúrgica e da capacitação dos veterinários a Catarata tem cura e o índice de sucesso é muito alto.

Assim como na oftalmologia humana, os equipamentos utilizados para tratar a catarata passaram por uma evolução técnica que permitem a retirada cirúrgica da catarata por uma micro incisão (aproximadamente 2,75mm). Isso proporciona menor inflamação e menor risco de contaminação.

Com catarata hipermadura

Implante de lente - intraocular

O diagnóstico preciso da catarata e das doenças que estão associadas à ela (glaucoma, retinopatia, uveíte), fizeram com que o sucesso terapêutico aumentasse exponencialmente. Tudo isso por conta da capacitação dos veterinários, que se habilitaram, e no uso de equipamentos sofisticados e com índice de precisão muito alto.

Portanto, foi se a época em dizer que todo animal com catarata morre cego!

Catarata tem cura na grande maioria dos casos.

Um abraço, Fabrício